top of page

Carvoeiros e lenhadores destroem as florestas

PERDIDAS. Dos 40.1 milhões de hectares de florestas que Moçambique possui, cada ano perde
219 mil hectares  devido a desflorestação. 
Entre as causas principais figuram  o corte ilegal das árvores para venda de madeira, e a acção descontrolada dos carvoeiros e lenhadores, segundo a Direcção Nacional de Terras e Florestas.

SEM ELECTRICIDADE. Dos 22 milhões de moçambicanos, dois de  cada três vivem nas zonas rurais e dependem dos recursos  florestais para a sua subsistência. Menos de 10 por cento da população têm acesso à electricidade. O resto usa lenha, carvão,  petróleo e  gás.

ENERGIA. A colecta de lenha e a produção de carvão vegetal para cozinha e aquecimento representa 85 por cento do consumo total de energia no país. Estima-se que 17 milhões de mᶾ de biomassa sejam consumidos por ano, segundo o Levantamento Preliminar da Problemática das Florestas da ONG Justiça Ambiental.

AJUDA. Só em 2005,  quase 22.030.000 mᶾ de madeiras foram usados para produzir carvão vegetal, o que representa a principal razão de redução das florestas. Difundir nos mercados o uso de fogões melhorados que poupam carvão contribuiria para reduzir a desflorestação.

Este fogão melhorado poupa carvão

e reduz o fumo 

 

Leia estudo completo

Visite a Justiça Ambiental

 

Texto: António Uqueio 

Fotos: Mercedes Sayagues

bottom of page