top of page
Peregrinação à Namaacha 2013
Retratos
Fernando Lopes Gameiro, com mais de 50 nos idade e 40 de devoção mariana,
vive na cidade da Matola, é uma autoridade na peregrinação.
“Já peregrinei por alguns anos, mas depois percebi que não é isso o que Deus aprecia. Ele alegra-se mais com o comportamento quotidiano das pessoas e não por um sacrifício, muitas vezes, exibicionista. Há pessoas que vêm exibir que peregrinam, mas depois não praticam os ensinamentos divinos”.
Jeremias Manjate
Com 70 anos de idade e dez peregrinações cumpridas, Jeremias desenvolveu dicas provadas para caminhar os 76 km mortificando o corpo o menos possível.
Um bom calçado é fundamental, explica. Ele usa sandálias abertas com meias grosas para permitir o inchaço próprio da caminhada sem apertar o pé.
Jeremias sai de Maputo ao amanhecer com o grupo da paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, na Machava, mas a partir de Boane continua sozinho a seu ritmo.
Não se importa de dormir ao relente se for necessário. Carrega o mínimo necessário e se ajuda com uma bengala improvisada.
“Eu paro para descansar quando preciso, sem atrapalhar os outros,” explica. “Conheço meu ritmo e sei como fazer para chegar até a Nossa Senhora.”
Conhecimos Jeremias no cruzamento de Goba, sozinho, calmo e decidido, iniciando a subida das montanhas dos pequenos Libombos.
bottom of page