top of page

Namaacha, vila católica

Namaacha tem uma abundância de instituições religiosas engajadas na ajuda social. Gerem orfanatos, escolas e refeitórios, auxiliando as pessoas pobres e levando a palavra de Deus.

 

1939:  Franciscanas Missionárias da Maria 
1949:  Irmãs Vicentinas 
1952:  Irmãs Salesianas
1952:  Padres Salesianos 
1954:  Irmãs Vitorianas 
1957:  Irmãs Missionárias do Precioso Sangue
1998:  Mariannhill 

Chegada das congregações religiosas

A peregrinação é uma busca da renovação. É uma jornada da transformação. O peregrino deve perder seu roteiro diário para encontrar o verdadeiro caminho.

História das Aparições da Virgem de Fátima

A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, hoje diocese de Leiria-Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos. 

Por volta do meio-dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, brincavam a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a basílica.

De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco. 

A Senhora do Rosário 

A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora.

As crianças assim fizeram. Nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes, na Cova da Iria. A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, onde as crianças tinham sido levadas.

Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presente cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a Senhora do Rosário e que fizessem ali uma capela em sua honra.

 

Milagre

Depois da aparição, os presentes observaram o milagre prometido às três crianças: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.

Posteriormente, sendo Lúcia religiosa de Santa Doroteia, Nossa Senhora apareceu-lhe novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925, 15 de Fevereiro de 1926, e na noite de 13/14  de Junho de 1929), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados - rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos - e a Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria.

Desde 1917, não mais cessaram de ir à Cova da Iria milhares de peregrinos de todo o mundo, primeiro nos dias 13 de cada mês, depois nos meses de férias, e agora no dia-a-dia, num montante anual de cinco milhões.

 

 

bottom of page