top of page

Crónicas

São muitos os momentos inesquecíveis nos três dias da peregrinação. Aqui recolhemos algumas impressões dos jornalistas da nossa equipa.

 

 

Simplicidade

   O evento mostrou um jeito simples, não ostensivo. O palco, funcional e modesto, foi feito com material local, com paus e cinco, enfeitado com capulanas e flores, em vez de contratar uma empresa da capital para montar um palco industrial de tubos de metal a um preço astronómico.

  O palco começou a ser montado na tarde da sexta-feira, ficou pronto a noite, e foi desmontado em quatro horas no domingo por trabalhadores também locais.

  Tudo era simples: os fogões para aquecer àgua para as massagens, a forma como os fiéis esvaziaram a igreja de bancos para tornar-se lugar de dormir de centenas de peregrinos; e, no dia seguinte, em meia hora, a igreja recuperou o aspecto habitual.

Excelente espírito

   O evento esteve bem organizado. Cinquenta membros da equipa de acolhimento ordenavam o fluxo de pessoas e carros. O espírito geral era de bom humor frente aos problemas.

   Quando uma chuva torrencial se desatou no meio da procissão com velas pelas ruas de Namaacha, por volta das 21 horas do sábado, quase ninguém fugiu para se proteger. Os fiéis ficaram na procissão até a Virgem voltar ao palco. Muitos continuaram a adoração nas igrejas ao longo da noite.

   No domingo, um céu azul e um sol radiante secaram as capulanas e a relva. A Missa foi uma festa de cantos, danças e batuque para honrar a Nossa Senhora de Fátima. Com sol, os fiéis acompanharam a última procissão ao redor do santuário, levando a Virgem de volta ao seu lugar na igreja. Ate 2014!

 

 

Fervor mariano

   Para alegria dos devotos de Nossa Senhora, o novo papa Francisco partilha o fervor mariano. Sorpreendeu quando, na manhã seguinte a sua eleição, Francisco foi orar na igreja da Santa Maria Maior, em Roma. Nenhum papa recente tinha feito algo assim. Na sua visita ao Brasil entre 22-28 de Julho de 2013, para a 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, Francisco pediu para extrair seis horas e meia da sua complicada agenda, viajar a Aparecida, cidadezinha no interior de São Paulo, e rezar em frente da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

   Outro papa devoto, João Paulo II, escreveu uma encíclica, Redemptoris Mater, Mãe do Redentor, em latim, sobre o papel da Virgem Maria na igreja. A fé de Francisco reafirma a devoção dos moçambicanos católicos pela Nossa Senhora.

 

bottom of page