top of page

O percurso da nossa reportagem

Esta reportagem foi feita por cinco participantes no primeiro Laboratório de Jornalismo Multimídia da IREX. Saiba mais sobre nós aqui. Em baixo, compartilhamos o percurso de produção da nossa reportagem, desde a pesquisa até construir este website.

Uma vez que escolhemos a peregrinação como tema de uma reportagem multimédia, num domingo de Abril fomos à Namaacha para nos apresentar ao pároco, explicar o nosso objectivo, e solicitar autorização e apoio, que foi imediato.

Em Maputo, nos informamos sobre as paróquias que enviam grupos, para entrevistar peregrinos antes da saída. Elaboramos uma pauta com diversos temas: história do Santuário, retratos de peregrinos, comercio associado ao evento, etc. 

Procuramos pesquisar sobre a peregrinação mas achamos muito pouco na net, o que foi corroborado pelo pároco. Assim, esta reportagem colmata um vazio de informação sobre a igreja mocambicana na net.

Para cobrir a peregrinação, saímos de Maputo  na manha de sexta-feira 9 de Maio.

Uma colega jornalista, Nélcia Gabriel Tovela, saiu esse dia a pé, ao amanhecer, com seu grupo da paróquia de Laulane. Entrevistamos ela ao longo do caminho. Mesmo a noite saimos ao encontro dos peregrinos que chegavam.

O colega do semanário @Verdade usou twitter para enviar comentários ao longo dos 76 km até Namaacha, e @Verdade re-twitteava.

Em Namaacha, nos dividimos o trabalho de reportagem segundo os temas assignados.

Em Maputo, dois colegas do Laboratório apoiaram com pesquisas , entrevistas e matérias. Todos aprendimos e colaboramos em construir os websites.

Veja o mapa Google aqui, e vídeos da missa, filmados com uma flip câmara, no YouTube.

bottom of page